Postagens Recentes

quinta-feira, setembro 23, 2010


A Primavera chegouuuu!!!

0

Primavera é a estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão. No hemisfério norte, a estação é denominada “Primavera Boreal”, que se inicia em 20 de Março e termina em 21 de Junho. No hemisfério sul, a mesma é chamada de “Primavera Austral”, iniciando em 23 de Setembro e terminando em 21 de Dezembro. Se olharmos sob o ponto de vista astronômico, a primavera se inicia nos equinócios de Setembro (Sul) e Março (Norte) e termina nos solstícios de Dezembro (Sul) e Junho (Norte). 



A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir. No Brasil, a chegada da primavera ocasiona uma mudança no regime de chuvas e temperaturas. Na maioria das regiões começam a aparecer as primeiras pancadas de chuva pelo final da tarde, resultado do aumento de calor e umidade característico da primavera. No entanto, na região Sul ocorrem poucas alterações em relação à quantidade de chuvas; no Nordeste permanece a seca. 




Em virtude da forte radiação solar, as temperaturas aumentam consideravelmente na região Centro-Sul, entretanto, incursões de massas de ar frio também podem ocorrer. 



Primavera

Primando pela obra
a natureza deslanchou.
Com uma estação repleta
de perfumes e esplendor.
Simples e sofisticadas flores
multicoloridas em vários tons.
Pássaros e borboletas a voar
decorando a amplidão.
Tudo fica mais romântico
e piegas ficam os corações
não é hora de cercear comportamentos
nem de louvar recriminações.
Novos ares nos encantam
florescem sonhos com a brotação
só mesmo quem não for humano
não se extasia com esta explosão.

Américo Conte


quarta-feira, setembro 22, 2010


22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro

0


O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
Belo Horizonte tem aderido de forma tímida, mas crescente a cada ano, ao Dia Mundial Sem Carro, com campanhas e fechamento de ruas para uso exclusivo de pedestres. Em 2005, foi realizada a primeira pedalada promovida pelo MTB-BH. Em 2006, o pedal-manifesto se repetiu, dessa vez fazendo parte da programação oficial da data, e contando com cerca de 170 ciclistas. E desde então o número vem aumentando a cada edição.

Bicicleta: uma boa alternativa para a melhora do trânsito

A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Mesmo numa cidade de relevo acidentado como Belo Horizonte, a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas na cidade tem aumentado visivelmente.
Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e paraciclos, poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas. O trânsito é hostil aos ciclistas. Para procurar reverter esse quadro, o Mountain Bike BH participa do Dia Mundial Sem Carro.

Automóveis: problemas causados pelo uso massivo

Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.
Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.
Adote essa idéa, o planeta pede socorroo!!!

terça-feira, setembro 21, 2010


Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

0

Pesquisa revela que das pessoas com deficiência: só 13% frequentam escolas

Segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 24,5 milhões de brasileiros com alguma deficiência, apenas 3,2 milhões frequentaram escolas. O número cai para 700 mil quando se trata de deficientes com idade entre 18 e 29 anos, idade média de ingresso no ensino superior.

Para fazer o meio acadêmico refletir sobre os desafios institucionais da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, a Universidade da Amazônia realiza hoje, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o II Seminário Institucional sobre Inclusão na Educação Superior. O encontro acontecerá, às 17h, no auditório do campus Senador Lemos.

Durante o seminário, a fonoaudióloga Francisca Canindé Araújo ministrará palestra sobre “Processamento Auditivo: abordagens socioeducativas”. Em seguida, uma mesa redonda discutirá “Inclusão, cidadania e mercado de trabalho”, com representantes do Ministério Público Estadual, universidades, instituições de atendimento especializado, associações de portadores de necessidades especiais e empresas privadas. Representantes da Unama, UFPA, UEPA, UFRA, IFPA e Cesupa também falarão sobre a inclusão nas instituições de ensino superior.

Fonte:(Diário do Pará)

Dia da Árvore

0


As árvores crescem sós. E a sós florescem.
Começam por ser nada. Pouco a pouco
se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.
Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos,
e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.
Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores,
e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,
e os frutos dão sementes,
e as sementes preparam novas árvores.
E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas.
Sem verem, sem ouvirem, sem falarem.
Sós.
De dia e de noite.
Sempre sós.
Os animais são outra coisa.
Contactam-se, penetram-se, trespassam-se,
fazem amor e ódio, e vão à vida
como se nada fosse.
As árvores não.
Solitárias, as árvores,
exauram terra e sol silenciosamente.
Não pensam, não suspiram, não se queixam.
Estendem os braços como se implorassem;
com o vento soltam ais como se suspirassem;
e gemem, mas a queixa não é sua.
Sós, sempre sós.
Nas planícies, nos montes, nas florestas,
a crescer e a florir sem consciência.

segunda-feira, setembro 20, 2010


Dia 20 de setembro - Revolução Farroupilha

0

As causas desse movimento foram:
* ideias de liberdade politica e pelo sistema republicano
* abandono das provincias pelo governo imperial
* impostos abusivos sobre o charque, o couro e a terra
* falta de estradas, pontes e escolas
* dificuldade para registrar pessoas fisicas
* pagamento de pedagios
* justica centralizada na Corte

Eis que em 20 de setembro de 1935 se trava o primeiro combate entre farroupilhas e as tropas imperias sobre a Ponte da Azenha em Porto Alegre, com a vitoria farrapa que permitiu a tomada da capital. Tem inicio ai a Revolucao Farroupilha.

O movimento se estendeu por cerca de 10 anos, com sangrentos combates. Pela longa duracao se constata a garra do povo gaucho, mesmo com o maior numero de soldados e equipamentos das tropas imperiais.

Ante o sucesso da revolta, o imperio envia Luis Alves de Lima e Silva para apaziguar o Sul. Mesmo com as sucessivas vitorias, um fato ajudou para a paz: o ditador Argentino Rosas (que queria a expansao territorial e interessava-se na prolongacao da revolta) mandou emissarios propondo alianca com o lider farroupilha, David Canabarro, que respondeu-lhe com uma patriotica declaracao:

"Senhor: o primeiro de vossos soldados que transpuser a fronteira,  fornecera o sangue com que assinaremos a paz com os imperiais. Acima de nosso amor a Republica esta nosso brio de brasileiros. Quisemos ontem a separacao de nossa patria; hoje, almejamos a sua integridade. Vossos homens, se ousarem invadir nosso pais, encontrarao, ombro a ombro, os republicanos de Piratini e os monarquistas do Sr. Dom Pedro II."

Nada mais foi necessario para o acordo e o armisticio ser assinado em 28 de fevereiro de 1945.

Não houve vencidos nem vencedores, mas os farrapos conseguiram o que desejavam. Fica o exemplo para a Historia de patriotismo e coragem de um povo, em busca de seus ideias e causas justas!

Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Panila s)
Imagem: (Meramente ilustrativa)

quarta-feira, setembro 15, 2010


Chapada Imperial

0

Chapada Imperial uma reserva ecológica localizada no ponto mais alto do Distrito Federal, cerca de 50 km de Brasília. Possui uma área de aproximadamente 4800 ha, composta por formações rochosas predominantes do Cerrado, onde há animais nativos que estão em extinção e em fase de reabilitação ambiental, sem deixar de mencionar a riqueza em cachoeiras e trilhas ecológicas.
Um santuário ecológico, a Chapada Imperial desenvolve vários projetos ambientais, alguns deles são: “Educação Ambiental” e o “Bicho Livre”, esse último em parceria com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que realiza a soltura e reabilitação de animais silvestres na reserva ecológica que o homem retira-os da natureza para serem criados em cativeiros, através do tráfico de animais e comercialização clandestina. Buscam manter esse projeto conscientizando a população visitante que o animal deve permanecer em seu habitat natural. Alguns dos animais que estavam em fase de reabilitação eram Araras Canindé e Vermelha, Papagaios, Tucanos e vários pássaros.

Caracterizada por suas trilhas a Chapada é composta por cachoeiras, fontes do ribeirão Dois Irmãos com suas águas potáveis e cristalinas, que no decorrer das trilhas avistamos várias espécies de árvores nativas da vegetação local que são:

 Paineira do Cerrado: árvore frutífera típica do cerrado que está presente em solos arenosos e secos. Indicada para o reflorestamento destinado à recuperação de áreas degradadas.

 Barbatimão: considerado um cicatrizante externo natural, no seu tronco a entrecasca é utilizada para dores intestinais e em geral, também é um antiinflamatório uterino.

 Pau Santo: freqüente em várias formações do cerrado é bastante encontrado no DF, sua casca serve para dor de dente, combate infecções e a raiz em forma de chá é um vermífugo.

 Buriti: árvore frutífera localizada sempre em áreas úmidas, ou seja, é um indicador natural de água, seu tronco é formado por divisões horizontais que determinam a idade da árvore, podendo chegar a 35m de altura e viver mais de cem anos.

Com a Educação Ambiental a Chapada Imperial visa a conscientização e a importâncias dessas árvores para a preservação do Cerrado.

Todo o local me chamou a atenção devido à importância dada a conscientização e preservação da fauna e flora do Cerrado. Após ler a mensagem: “Pássaro na gaiola não canta, lamenta”, conclui que somos perversos e egoístas quando deixamos para trás toda a educação ambiental e a consciência ecológica que aprendemos desde os primeiros anos na escola e principalmente em casa.

Em casos de retiradas de animais silvestres do seu habitat natural para transformá-los em animais domésticos, com a compra desses animais em feiras livres que são contrabandeados onde passam por maus tratos e muitas vezes até morrem em condições deploráveis. Devemos lembrar que a natureza nos oferece toda a sua riqueza, com plantas e animais típicos e exóticos, mas que o lugar deles é na mesma.

A conscientização é a principal arma contra a retirada de animais da natureza, da poluição, das queimadas e do desmatamento. Consciência já!

Para saber mais entre: http://chapadaimperial.com.br/

segunda-feira, setembro 13, 2010


Por que escolhemos ser Educadores?

0

O valor de ser Educador

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos da Semana Acadêmica