Postagens Recentes

sexta-feira, outubro 29, 2010


Comemore o dia do "Livro"

0

O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810.Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, o índice de leitura no Brasil aumentou 150% nos últimos dez anos. A média, por ano, passou da marca de 1,8 livro para 4,7. Apesar do relevante aumento, se o dado for comparado às estatísticas de países desenvolvidos ainda há muitos obstáculos a serem percorridos.
Em comemoração ao dia, São Paulo ganha mais uma biblioteca. A “Leitura no Ponto” é o primeiro espaço paara empréstimos de livros implantado em um terminal de ônibus.  A novidade fará parte do Terminal Sacomã a partir de hoje. O acervo inicial da biblioteca conterá 2.100 títulos dos mais diversos gêneros da literatura. Entre eles brasileira, filosofia e arte.
O Catraca Livre compreende a importância do livro como instrumento de fortalecimento da cidadania e construção do indivíduo. Por isso, o site presta, aqui, homenagem a essa importante ferramenta.
Comemore o dia do livro lendo, presenteando alguém com algum título ou liberando aquele que, para você, tenha sido especial.
Projetos Incentivadores à leitura
Conheça alguns dos projetos de incentivo à leitura espalhados pela cidade:
Bicicloteca
Numa bicicleta adaptada com caixas de livros, o projeto tem como objetivo o incentivo à leitura de forma desburocratizada. O prazo para devolução é no término da leitura. Atualmente, possui um lugar fixo onde o produtor cultural e idealizador do Bicicloteca organiza eventos e os livros para locação.
Bibliosesc
O BiblioSesc é um programa de incentivo à leitura que oferece empréstimo e consulta gratuitos de livros, jornais e revistas. Em São Paulo, duas unidades móveis atendem as comunidades nos bairros da Itaquera e Interlagos. Para se inscrever, basta levar documento de identidade e um comprovante de residência. O Bibliosesc oferece encontros com escritores, oficinas, brincadeiras e contação de histórias fazem parte das ações de fomento à leitura do Sesc.
Universidade Anhanguera
A Universidade implantou o Programa Livro-Texto (PLT) em que visa oferecer livros reconhecidos no cenário acadêmico nacional e internacional a preço reduzido em relação ao mercado livreiro convencional. Com isso, a instituição busca incentivar seu aluno a aumentar seu índice individual de leitura e montem suas próprias bibliotecas.
Fundação Tide Setubal
Fundação Tide Setubal arrecadará exemplares em três pontos da cidade. Eles serão distribuídos num grande evento de incentivo à leitura, que acontece há cinco anos. Nesta edição, a festa ganhará ruas, praças, paradas de ônibus, entre outros espaços públicos. Uma campanha de arrecadação é o pontapé inicial para um grande Festival do Livro e da Literatura, que acontecerá em São Miguel Paulista entre 18 e 20 de novembro. A idéia é incentivar a doação de livros usados ou novos pela população de toda a cidade e mesmo por quem não possa visitar o evento, que ocorrerá em vários locais daquele bairro da Zona Leste. Leia mais.
“Livro Livre”
Na sua segunda edição, o “Livro Livre” distribuirá mais de 12 mil livros para os usuários do transporte metropolitano. A ação faz parte de mais uma edição do programa anual que espalha livros gratuitamente, buscando estimular a leitura. No dia 29 a distribuição acontece nas estações Guianazes/Itaquera, Itaim Paulista, Jardim Romano e Jardim Helena/Vila Mara. No sábado, 30, acontece o encerramento do evento na Oficina de Arte da Estação Júlio Prestes.
Para trocar livros
O Sesc Pinheiros promove feira de troca de livros usados neste fim de semana. O encontro é livre para todas as idades e é preciso que os livros estejam em boas condições. A entrada é gratuita.
Livra Livro é um site para troca de livros na internet. É gratuito e qualquer pessoa pode utilizá-lo. A troca dos livros é feita diretamente entre os usuários, o site apenas controla o processo de troca.
Sites para baixar
Para ler clássicos em inglês:
O site americano Read Print traz livros para download gratuito. É uma espécie de livraria que traz mais de oito mil clássicos para estudante, professores e entusiastas de clássicos. O conteúdo é dividido por categorias como “Essays” (ensaios), “Ficção”, “Não-Ficção”, “Peça”, “Poesia” e “histórias curtas”. Em ensaio, destaque para o ensaio “Reflections on Gandhi”. Leia mais.
3 mil livros para download no site da USP
A USP lançou um site que disponibiliza 3.000 livros para download. Ao entrar no www.brasiliana.usp.br o internauta encontra livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.
Baixe clássicos como Dom Quixote, de Miguel de Cervantes
O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital criada para divulgar clássicos da literatura na internet. São mais de 350 livros em que é possível fazer download de títulos como: “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, obras de Machado de Assis, como “Dom Casmurro”, a “Arte Poética”, de Aristóteles, “A Metamorfose”, de Franz Kafka, entre outros.

Para entender os livros do vestibular
Destaques para o vestibular
Toda semana, o portal NET Educação disponibiliza roteiros de estudo sobre as obras literárias das listas Fuvest/Unicamp. São análises sobre os autores, contexto e enredo das obras, além da indicação de links para ampliar os conhecimentos dos vestibulandos em literatura. Acesse.

Comemoração em Brasília

Dia Nacional do Livro tem homenagem no “Hora Animada” com o espetáculo “Rapunzel” neste sábado.


Para comemorar a data, o Boulevard Shopping continua com a campanha de doação de livros.Para participar, basta doar qualquer exemplar no serviço de atendimento ao cliente, localizado no piso 2 do mall e compartilhar sua história.O objetivo da doação é contribuir com a educação de pessoas carentes que não têm a oportunidade de comprar o material e, desde a primeira edição, o projeto teve grande aprovação da sociedade.
Foi uma surpresa perceber o quanto as pessoas estão participando deste trabalho. Estamos muito contentes em contribuir com a melhoria da qualidade de vida e aprendizado das crianças”, explica Karine Câmara, gerente de marketing do shopping. Na última campanha, as doações foram destinadas ao projeto Parada Cultural,do açougue T-Bone.
O apoio do Boulevard Shopping é muito importante. Além de aumentar o acervo de livros do projeto, ainda ganhamos maior credibilidade, podendo despertar o interesse e a participação de outras empresas”, agradeceu Luiz Amorim, do T-Bone.
Ainda em comemoração ao Dia Nacional do Livro, contadores de histórias vão divertir a criançada no projeto Hora Animada do Boulevard Shopping, dia 30 de outubro, às 16h. Desta vez, quem marca presença é Rapunzel, uma princesa moderna que pretende conquistar seu príncipe encantando.  A entrada é franca e a classificação é livre.
Serviço: Hora Animada
Espetáculo: Rapunzel
Local: Piso 2 do Boulevard Shopping (Final da W3 Norte)
Dia: 30 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Entrada Franca
Classificação livre
Informações: 3448-3400

Saiba mais...
A Revista Crescer divulgou uma lista com os 30 melhores livros infantis de 2010. Confira quais são pelo link http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI144009-17759,00.html

Os 33 melhores livros infantis de 1974 a 2006


A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, criada em 1968, promove a leitura e a divulgação de livros para crianças e jovens. É a seção brasileira do International Board on Books for Young People, existente em 64 países.
  1. 1974 – O rei de quase tudo – Eliardo França
  2. 1975 – Angélica – Lygia Bojunga
  3. 1976 – A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga
  4. 1977 - Pedro – Bartolomeu Campos de Queirós
  5. 1978 – Coleção Gato e Rato – Mary França
  6. 1979 - Raul da ferrugem azul – Ana Maria Machado
  7. 1980 – O curumim que virou gigante – Joel Rufino dos Santos
  8. 1981 – O que os olhos não vêem – Ruth Rocha
  9. 1982 – Uni, duni e tê – Angela Lago
  10. 1983 – Os bichos que tive – Sylvia Orthof
  11. 1984 – É isso ali – José Paulo Paes
  12. 1985 – Uxa, ora fada, ora bruxa – Sylvia Orthof
  13. 1986 – O menino marrom – Ziraldo
  14. 1987 – Uma ilha lá longe – Cora Rónai
  15. 1988 – A mãe da mãe da minha mãeTerezinha Alvarenga
  16. 1989 – As viagens de Raoni – Pedro Veludo
  17. 1990 – Sua alteza a Divinha – Angela Lago
  18. 1991 – O menino de olho d’água – José Paulo Paes
  19. 1992 – Eu e minha luneta – Cláudio Martins
  20. 1993 – Asa de papel – Marcelo Xavier
  21. 1994 – Coleção Assim é se lhe parece – Angela Carneiro, Lia Neiva, Sylvia Orthof
  22. 1995 – A Cristaleira – Graziela Bozano Hetzel
  23. 1996 – Menino do Rio Doce – Ziraldo
  24. 1997 – Minhas memórias de Lobato – Luciana Sandroni
  25. 1998 – Dez sacizinhos – Tatiana Belinky
  26. 1999 – Ludi na Revolta da Vacina: uma odisséia no Rio Antigo – Luciana Sandroni
  27. 2000 – Chica e João – Nelson Cruz
  28. 2001 – Mania de explicação – Adriana Falcão
  29. 2002 – A princesinha medrosa – Odilon Moraes
  30. 2003 – O segredo da chuva – Daniel Munduruku
  31. 2004 – Pedro e Lua – Odilon Moraes
  32. 2005 – Murucututu a coruja grande da noite – Marcos Bagno
  33. 2006 – O menino, o cachorro – Simone Bibian

quinta-feira, outubro 28, 2010


Informativo

0
    Histórias podem mudar a história de muitas crianças


O Itaú convida você a participar do desenvolvimento das crianças do Brasil, através de um gesto simples: a leitura. É por isso que o Itaú vai distribuir 8 milhões de livros, porque acredita que incentivar o gosto pela leitura é uma forma de mudar a história de muitas crianças.
A Coleção Itaú de Livros Infantis é feita de quatro volumes, para você ler e reler com seus filhos, sobrinhos, netos ou alunos. Você assume o compromisso de ler um livro para uma criança e de repassar esse livro para outro fazer o mesmo. Assim, você cria um hábito que pode contribuir para que a criança escreva sua própria história.
O Banco Itaú está distribuindo 8 milhões de livros infantis gratuitamente.
Basta preencher o cadastro através do site: 
http://www.lerfazcrescer.com.br
Os livros chegarão sem qualquer custo em suas casas. O único compromisso é o de ler e reler para uma criança os livros e, depois disso, repassá-los para que outros possam fazer o mesmo.
 

segunda-feira, outubro 25, 2010


25 de Outubro : Dia da Democracia

0
Democracia é um sistema político que se baseia na soberania do povo, com restrição dos poderes do Estado. Prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria. Prevê liberdade eleitoral, divisão de poderes e garantias e direitos fundamentais a toda a população.
As sociedades democráticas são governadas pelos representantes do povo e os democratas acreditam na democracia, convivem igualitariamente com todas as classes sociais e aceitam todas as facções políticas.

Liberdade, igualdade e fraternidade

Os regimes democráticos se baseiam nos ideais da Revolução Francesa: igualdade, liberdade e fraternidade. A liberdade é entendida como a não interferência da autoridade na esfera dos interesses privados. Igualdade seria a ausência de privilégios e fraternidade é alcançada quando se instaura uma comunidade politicamente solidária, com indivíduos iguais e livres.
A Revolução Francesa foi um período conturbado da história contemporânea, tendo durado dez anos, de 1789 a 1799, e culminado com a execução de milhares de pessoas. Tudo começou com a insatisfação da burguesia e das classes populares em relação aos privilégios da nobreza e do clero. Acontecem rebeliões que culminam com a proclamação da Assembléia Nacional Constituinte e com a tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789 por cerca de mil artesãos, comerciantes e assalariados parisienses.
Três anos mais tarde, em 1792, a revolução ganha força e os jacobinos assumem o poder. Em 1793, começa o chamado período de Terror, com execuções em massa comandadas por Robespierre. Mas chega ao fim a supremacia dos jacobinos com a morte do próprio Robespierre e o grupo contrário, dos girondinos, toma o poder, entregando-o a Napoleão Bonaparte.
Ele foi escolhido pela burguesia para solucionar a crise instalada na Revolução Francesa. Torna-se imperador da França, governando até 1815, quando é derrotado pelos ingleses e austríacos na conhecida Batalha de Waterloo.

Há muitos anos...

Na Grécia do século V, precisamente em Atenas, o regime era democrático mas não da mesma forma que nas sociedades contemporâneas. Seu caráter era direto, com a formação de um governo popular.
Cria-se uma assembléia constituída por cidadãos que exerciam a soberania e decidiam pela população sobre os negócios públicos. Participavam, no máximo, 20 mil pessoas que tinham direito à cidadania, restrita aos homens livres, excluindo-se os escravos e imigrantes.
Já nas sociedades contemporâneas a democracia é representativa, ou seja, representantes eleitos pelo povo exercem o controle do regime.

No Brasil, foi assim...

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado como o início de uma era democrática no país, marcado pela conhecida Revolução de 1930 que derruba o ex-presidente Washington Luís, acabando com a República Velha.
Em 1934, Vargas permanece no poder, sendo eleito pelo voto indireto através de uma Assembléia Nacional Constituinte. Fica até 1938 e cria vários benefícios para o trabalhador. Dentre alguns, estabelece a jornada de trabalho de oito horas diárias; torna a carteira profissional obrigatória; organiza a Justiça do Trabalho e institui o salário-mínimo em 1940, já previsto na Constituição de 1934.
Pressionado pelos militares, ele renuncia em 1945 e, em 1946, é eleito, ainda pelo voto indireto, seu ex-ministro de guerra, o general Eurico Gaspar Dutra.
No mesmo ano, Dutra instaura uma Assembléia Nacional Constituinte e promulga a nova constituição, considerada mais democrática que a anterior na medida em que reflete sobre a derrota do nazismo e fascismo na 2a Guerra Mundial. Mesmo assim medidas antidemocráticas seriam tomadas como, por exemplo, a proscrição do Partido Comunista, a regulamentação restritiva do direito de greve e a intervenção em sindicatos.
Quatro anos depois, em 1950, Getúlio Vargas retorna ao poder, desta vez eleito pelo povo, e permanece até 1954, quando se suicida em agosto. No ano seguinte, Juscelino Kubitschek é eleito presidente, pelo voto direto, presidente, com mandato até 1960.
No mesmo ano, Jânio Quadros vence as eleições, sendo o último presidente eleito pelo voto direto antes da ditadura, iniciada em 1964. Ele renuncia em 1961, tomando posse o vice João Goulart. Mas sua posse só é aceita com a condição do Congresso instituir o parlamentarismo.
Em 1963, João Goulart organiza um plebiscito para definir entre parlamentarismo e presidencialismo, vencendo o segundo. Mas a democracia duraria pouco. Com o golpe de 1964, seu governo é destituído e os militares assumem o poder.
O militar Humberto de Alencar Castello Branco é eleito indiretamente pelo Congresso no mesmo ano. Fica até 1967 no poder, quando mais um militar, o general Artur da Costa e Silva assume o governo, também eleito pelo voto indireto.
Devido a um derrame cerebral, ele deixa a presidência em agosto de 1969. Uma junta militar, composta por Aurélio da Costa Tavares, Augusto Rademaker e Márcio de Sousa e Melo assume o governo, impedindo o vice de Costa e Silva, Pedro Aleixo, de tomar posse. Depois, a mesma junta indica para ser formalmente eleito pelo Congresso, o general Emílio Garrastazu Médici.
O sucessor de Médici na presidência seria outro general, Ernesto Geisel, também eleito pelo Congresso, que tomaria posse em 1974.
Nove anos depois, acontece a primeira manifestação a favor das eleições diretas. O movimento cresce e ganha o nome de "Diretas Já" - um primeiro indício de que um período de redemocratização estava por vir.
Em 1984, o deputado Dante de Oliveira apresenta uma emenda constitucional garantindo as eleições diretas, mas é rejeitada na Câmara dos Deputados. Quem governaria o país ainda seria decidido pelo Colégio Eleitoral.
Em 1985, Tancredo Neves é eleito, sendo substituído pelo vice José Sarney, após sua morte em abril do mesmo ano.
Quatro anos depois, em 1989, acontecem as primeiras eleições diretas desde 1960. Vence Fernando Collor de Mello, ex-governador de Alagoas, prometendo acabar com a inflação, moralizar o país e modernizá-lo economicamente.
Collor governaria até 1992, quando é afastado da presidência após ser aprovado o processo de impeachment. O vice Itamar Franco assume interinamente até ficar de vez, após a renúncia de Collor no mesmo ano.
Em 1995, eleições diretas novamente e Fernando Henrique Cardoso vence, sendo reeleito em 1998, com mais um mandato a cumprir, com término em 2002.
E no ano de 2002, um momento histórico: assume a presidência da república Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro representante da classe trabalhadora a subir a rampa do planalto.
Torneiro mecânico e depois sindicalista, criou o PT (Partido dos Trabalhadores) através do qual – após sucessivas perdas eleitorais – conseguiu chegar finalmente ao poder.
Para conhecer o atual sistema de democracia e participação política no Brasil, navegue na seção Mão na roda e saiba mais sobre as pesquisas de associativismo, partidos políticos e envolvimento dos cidadãos com a política!
Por isso não se esqueça na hora de exercer seu direito democrático... A decisão está nas suas mãos!



sexta-feira, outubro 22, 2010


Alberto Santos Dumont

0
23 de Outubro: dia da Aviação/Aviador
 
 
Tarde de 23 de outubro de 1906. Campo de Bagatelle, França. A multidão está dividida. Alguns, eufóricos com a expectativa do que estava por vir. Outros, impacientes, já não acreditavam que algo de especial pudesse acontecer. Mas aconteceu.

A bordo do 14 Bis, um brasileiro chamado Alberto Santos Dumont, confere a hora em seu relógio de pulso, também uma invenção sua. Verifica a direção do vento e decide fazer mais uma tentativa.

Voou cerca de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros com seu 14 Bis. Poucos dias depois, repetiu o feito e percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros.
Este foi o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar. Os irmãos Wright, dos EUA, reclamam para si este feito. Mas, diferentemente de Santos Dumont, que fez seu vôo em um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e da população parisiense, os irmãos Wright realizaram seu suposto vôo em uma fazenda, sem testemunhas.

Ao longo do tempo, a invenção de Santos Dumont foi se aperfeiçoando até chegar aos modernos aviões de hoje. Por seu pioneirismo e sua ousadia, Alberto Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação, tendo recebido inúmeras honrarias por seu feito.

Em homenagem ao primeiro vôo de Dumont, 23 de outubro é considerado o Dia do Aviador. A Lei n° 218, de 4 de julho de 1936, declara 23 de outubro o dia do aviador, em homenagem ao primeiro vôo da história, realizado nesta data, em 1906. Conforme Lei nº 11.262, publicada no Diário Oficial da União, 2006 será o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação.



Estão marcadas para este dia uma séria de atividades relacionadas ao centenário do primeiro vôo do 14 bis. 

quinta-feira, outubro 21, 2010


Semana Acadêmica no CESB

0

quarta-feira, outubro 20, 2010


Um convite especial

0

segunda-feira, outubro 18, 2010


Dia do Médico

0
 
A todos aqueles que determinam noites e dias à tarefa gloriosa de aliviar a dor, de contribuir para que seres humanos continuassem vivendo, o nosso respeito, gratidão e reconhecimento. Em nome de milhares de pessoas que emocionadas apenas manifestam com sorriso um agradecimento pelo restabelecimento de um ente querido, nós que dedicamos hoje o nosso respeitoso abrigado.

Com você fica mais fácil viver!

                              

“Curar quando possível, aliviar quase sempre e consolar sempre.” 
(Hipocrates)


sexta-feira, outubro 15, 2010


15 de Outubro - Dia do Professor

0







Para agradecer o carinho de cada professor(a), sujerimos esse Cartão/Lembrança



 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos da Semana Acadêmica