Postagens Recentes

quarta-feira, dezembro 29, 2010


Contagem regressiva... 5, 4, 3, 2, 1, 0 !!! Feliz 2011

0
Recado Para Orkut - Ano Novo: 6

quarta-feira, dezembro 15, 2010


Oscar Niemeyer

1
Parabéns pelos 103 anos do maior arquiteto da história do nosso país e do mundo!

Biografia
Oscar Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro RJ 1907). Arquiteto. Forma-se, em 1934, em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Nesse período, freqüenta o escritório de Lucio Costa. Em 1936, integra a comissão formada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, sob supervisão de Le Corbusier, a quem assiste, como desenhista, durante sua estada de três semanas na cidade. Apresenta a solução adotada na construção do edifício, baseada no primeiro projeto do arquiteto suíço. Entre 1940 e 1944, projeta, por encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, o conjunto arquitetônico da Pampulha, que se configura num marco de sua obra. Em 1947, é convidado pela ONU a participar da comissão de arquitetos encarregada de definir os planos de sua futura sede em Nova York. Seu projeto, associado ao de Le Corbusier, é escolhido como base do plano definitivo. No Rio de Janeiro, em 1955, funda a revista Módulo. Em 1956, inicia, a convite do presidente da República, JK, colaboração na construção da nova capital, cujo plano urbanístico é confiado a Lucio Costa. Em 1958, é nomeado arquiteto-chefe da nova capital e transfere-se para Brasília, onde permanece até 1960. Em 1972, abre um escritório em Paris.
Autor de extensa obra no Brasil, realiza também grande número de projetos no exterior, como a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, 1967; a Universidade de Constantine, na Argélia, 1968; a sede da Editora Mondadori, em Milão, 1968. Tem sua obra exposta em mostras individuais, como Oscar Niemeyer, L'Architecte de Brasília, no Musée des Arts Décoratifs, Paris, 1965; Oscar Niemeyer 80 Anos, no MAM/RJ, 1987; Oscar Niemeyer: escultura, no MAC/Niterói, 1999, entre outras; e coletivas como From Aleijadinho to Niemeyer, no Salão de Exposições da ONU, Nova York, 1983, e Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal, São Paulo, 1984. Recebe, entre muitas outras homenagens e distinções, a Ordem de Comendador das Artes e Letras e a Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de Paris, 1982; o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo, 1995; e o Prêmio Leão de Ouro, na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, 1996.
Fonte: Itaú Cultural
Para saber mais entre no site oficial do arquiteto, clique aqui! 

segunda-feira, dezembro 13, 2010


Dia de Santa Luzia e aniversário de Luziânia

0
13 DE DEZEMBRO DIA DE SANTA LUZIA
Santa Luzia
Protetora dos olhos e da visão
Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.
Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres.
O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: "O corpo se contamina se a alma consente". Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.
Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida - ou morte - o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade". 

Oração à Santa Luzia
Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Hino Oficial da Padroeira de Santa Luzia
Ó Virgem Santa Luzia, nossa querida padroeira, lá no céu onde estás és a nossa Medianeira.
A tua vida é para nós modelo
nós queremos seguir o teu exemplo
por tua virtude e grande amor
a Ti nós dedicamos este templo.

Olha pra nós os filhos teus
Ó Virgem Mártir que nos dás a luz
Santa Luzia, Virgem Piedosa
manda-nos sempre as bênçãos de Jesus.

Tua candura puro emblema de fé
Virgem querida dá-nos tua proteção
és nosso guia, nossa vida e esperança
a ti ó Mártir, uma eterna devoção.


Fontes: Santos da Igreja Católica

Também é comemorado o aniversário da cidade de Luziânia - GO, que comemora seus 267 anos.
 
Perto da capital federal e sob as bênçãos de Santa Luzia
Uma história de aventuras, bandeiras, ouro, devoção crenças e talentos. É o que você vai encontrar nestas páginas, quando conhecerá um pouco mais sobre o Município de Luziânia, onde as condições da urbanização e do desenvolvimento, com a transferência da capital federal para Brasília, ainda repercutem na cultura de seu povo e na distribuição de seu território. Trata-se de uma região com um passado rico e com muito para se fazer no presente. Terra de lendárias riquezas produzidas pela extração do ouro, de igrejas e tradições, da arte da tecelagem e de uma marmelada que tem sabor único. Embarque nessa viagem...
As qualidades ambientais, ampliadas pela exuberância da paisagem, do conforto climático e das características históricas de Luziânia, capacitam a região a formar-se em um promissor destino turístico no Brasil. A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo estão implantando um Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Município, iniciado em 1997. Em Luziânia, há atrativos Ecológicos, Rurais, Históricos, Religiosos e muitos eventos. O Município dispõe de cascatas ou cachoeiras em seus principais rios: Corumbá, Vermelho e Descoberto. Podem ser vistos, também, ribeirões como Saia Velha (escravos), Palmital, nascentes, cursos d'água, lagos e lagoas em seu grande território. Luziânia tem cerca de 1.000 (mil) fazendas com características diversificadas, com pesque-pague, clubes campestres, locais para festas e muita hospitalidade de seus moradores urbanos e ruralistas. O Município tem sua origem ligada à descoberta do ouro no rio Vermelho, pelo sertanista Antonio Bueno de Azevedo, que fundou o arraial de Santa Luzia, em 13 de Dezembro de 1 .746, hoje, conhecida como Luziânia. Com o declínio da mineração no final do século XVIII, Santa Luzia atravessa todo o século XIX com seus trabalhadores dedicando-se à agricultura de subsistência e pecuária extensiva. A partir de 1.950, com a construção de Brasília, Luziânia experimenta amplo crescimento populacional, e que permitiu a criação de diversos outros municípios como Santo Antonio do Descoberto, Cidade Ocidental, Valparaiso e Novo Gama. Atualmente, a Administração Municipal busca implantar em Luziânia, políticas que gerem empregos e renda, disciplinem a ocupação urbana; implantem infra-estrutura e equipamentos sociais nos bairros habitados e revertam a degradação ambiental. Suas riquezas e seus bens produzidos já somam mais de O1 (um) bilhão de reais, com índice de crescimento populacional de cerca de 7% a.a.

DISTRITO INDUSTRIAL             
O DIAL - Distrito Agro-industrial de Luziânia está estrategicamente localizado a 56 km de Brasília, dispondo de energia, telecomunicações, transportes coletivos, situado entre as BR - 040/050 e a ferrovia da FCA.  Possui lotes urbanizados e com preços subsidiados para implantação das pequenas e médias indústrias.
CLIMA
O clima da região é do tipo tropical chuvoso com estações bem definidas. A distribuição pluviométrica apresenta índices superiores a 200 mm mensais entre dezembro e janeiro, de 200 a 50 mm entre fevereiro e abril.
Políticas que gerem empregos e renda, disciplinem a ocupação urbana; implantem infra-estrutura e equipamentos sociais nos bairros habitados e revertam a degradação ambiental. Suas riquezas e seus bens produzidos já somam mais de 01 (um) bilhão de reais, com índice de crescimento populacional de cerca de 7% a.a.

HIDROLOGIA
A hidrologia de Luziânia é muito rica, possuindo diversos rios, ribeirões e córregos que fazem parte da bacia do Paraná. 

FAUNA
Luziânia apresenta uma fauna típica da região dos cerrados do Planalto Central Brasileiro, rica e diversificada.
Podem ser observados ao longo das matas e às margens dos rios, animais como a onça-pintada e a suçuarana.
Encontran-se também, alguns grandes mamíferos já ameaçados de extinção como o veado-campeiro, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. A anta, o catitu, a queixada, a capivara e várias espécies de tatu também podem ser verificados. A avifauna é também muito rica, podendo ser observadas espécies como a sariema, a perdiz, a codorna, o tucano, os papagaios, os unibus e a ema.
Muitas espécies de peixes como traíras, piaus, bagres, lambaris, ocorrem na região.

Atrações Turísticas

NATURAIS
· Cascata da Colônia (Fazenda Corumbá)
· Cachoeira das Três Vendas (GO-010)
· Morro Canastra e Canastrinha (GO-O 10)
· Ribeirão Santa Maria
· Vale das Andorinhas (Fazenda Cedro)
· Estreito de Corumbá (GO-O 10)
· Rego das Cabaças ou Porta do Céu

RURAIS
· Fazenda Catalão ou Corumbá
· Pesque-Pague Pescar (estrada do Parque Agropecuário)
· Pesque-Pague Paraíso (GO-O 10)
· Pesque-Pague Zé Maria (GO-O~O)
· Piscicultura Paiva (GO-040)
· Sede Campestre do Clube Recreativo (acesso Fazenda Taipas)
· Parque Temático Acqua Play (BR-040)
· Pousada Belvedere (BR-040)
· Cachoeira das Três Vendas (GO-O ~O)
· Fazenda JK (estrada do Parque Agropecuário)
· Hotel Fazenda do Riacho (BR-040)

HISTÓRICAS E CULTURAIS
· Casa da Cultura Rui Cameiro (Rua do Rosário)
· Academia de Letras e Artes do Planalto
· Trilha do canal da Saia Velha
· Igreja da Matriz (Altares dos séculos XVIeXVII)
· Igreja do Rosário (século XVIII)
· Centro Histórico (Ruas do Rosário e São Benedito)
· Artesanato (Cerâmica Santa Luzia, Ateliê de pinturas)
· Oficina de Chico do Violino
· Escola de Música
· Galeria de Artes
· Sonata Luziânia
· Centro de Tradições Gaúchas (Tropeiros do Cerrados)
· Casa do Artesão
· Teatro Municipal

RELIGIOSAS
· Festa do Divino Espírito Santo
· Cavalhadas de Luziânia
· Festa de São Benedito
· Festa de Nossa Senhora do Rosário

Principais Eventos
· Festa do Doce do Marmelo
· Exposição Agropecuária
· Festa Junina
· Festa do Divino
· Festa do Peão de Boiadeiro
· Festas e Eventos "Country'


Dia do Cego

0

Alfabeto Braile – as partes pretas são em alto relevo
para que o deficiente visual as identifique
O olho é o órgão responsável pela visão. Através dele podemos enxergar todas as coisas, ler, costurar, dirigir, assistir televisão, enfim, observar o mundo como ele é.
A visão é um dos cinco sentidos do corpo humano, mas também é um sentido presente nos animais.
Porém, a visão não é perfeita para algumas pessoas. Existem problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia dentre outros, que tornam o ato de enxergar imperfeito.
Além desses problemas existem as pessoas que sofrem com a perda da visão, ficando com uma visão subliminar, outras apresentam o problema desde o nascimento.
Doenças como a rubéola podem causar problemas de visão nos bebês, caso a mãe seja contaminada no período de gestação.
Existem também aqueles que são totalmente desprovidos de visão, os deficientes visuais ou cegos.
Em razão desses problemas, foi criado um dia para essas pessoas, o dia 13 de dezembro, pelo presidente Jânio Quadros, que queria homenagear José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura braile no Brasil.
O jovem aprendeu esse método de leitura na França, onde havia estudado.
No Brasil já existia o Imperial Instituto dos Jovens Cegos, que se localizava no Rio de Janeiro, criado por D. Pedro II. Hoje essa escola é mais conhecida como Instituto Benjamim Constant.
Mas a data também é conhecida como o dia de santa Luzia, protetora da visão.
A história da santa relata que a mesma fugiu de casa para não se casar com um homem que não gostava, pois na época os casamentos eram arranjados pelas famílias.
O noivo de Luzia, revoltado, perseguiu a moça, entregando-a para as autoridades que a torturou, tendo os olhos arrancados. Porém, um milagre fez com que a moça recuperasse a visão, antes de sua morte, quando foi decapitada.
Por esse motivo, tornou-se a santa protetora das pessoas com problemas de visão.
Muitos anos se passaram e poucas coisas se modificaram para os deficientes visuais. O mundo não é adaptado para os mesmos, que são privados de várias coisas.
Para termos noção do quanto a vida dos cegos é difícil, basta pensarmos sobre as coisas que fazemos em nosso dia a dia. Ao entrar em um elevador, muitos deles não possuem a linguagem em braile, feita com pontinhos que simbolizam as letras e os números. Como um cego pode andar em um elevador sem pedir auxílio? Os produtos vendidos nos supermercados também não trazem essa leitura, impedindo que o deficiente visual identifique-os. Dessa forma, é muito difícil que uma pessoa cega faça compras sozinha, sem depender de alguém para lhe ajudar.
Mesmo com os recursos tecnológicos, ainda são grandes as dificuldades que eles sofrem. As escolas não são preparadas para trabalhar com alunos que apresentam problemas sérios de visão, muitos professores não tem formação adequada para desenvolver um bom trabalho, ficando os alunos a mercê das entidades especializadas.
Nem sempre esses programas podem ser feitos de forma gratuita, dificultando muito a vida dessas pessoas.
Ouvimos falar muito sobre a inclusão social, mas os deficientes visuais têm suas vidas privadas de muitas coisas que outras pessoas não sofrem. Precisamos repensar nossas atitudes e nossos valores quanto às diferenças físicas, pois todos merecem viver com dignidade, sendo tratados da mesma forma, tendo as mesmas oportunidades. Pense Nisso!

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, dezembro 10, 2010


Dia Internacional do Palhaço

0




Mas, quem é mesmo O Palhaço?

O Palhaço é um personagem representado por um ator, com nível elevado de inteligência e capacidade de observação aguçada, comediante que se veste de maneira ridícula, faz graças e ironias com caretas, mímicas e trejeitos, sempre com a intenção de divertir o público.
Com a sublime missão de fazer as pessoas rirem muito, para viver melhor, o cargo de Palhaço, nos circos, o seu local habitual, é sempre uma grande honra e responsabilidade dada aos artistas mais habilidosos e experientes… Trapezistas, malabaristas, músicos, bailarinos, poetas, mímicos, acrobatas, domadores, piadistas, cantores…
Hoje encontramos os palhaços em muitos lugares além dos circos, com essa mesma missão… Nos hospitais, nas ruas, nos palcos, nos teatros, nos rodeios, na televisão, nos hospitais, no cinema, nas festas…
Com a sua extrema sensibilidade, o Palhaço consegue até emocionar o público porque ele representa a essência da alma humana, a criança inocente que expressa tudo o que sente e nem imagina como o mundo deveria ser.


Palhaço Carequinha

Alguns palhaços podem ser identificados, mas freqüentemente todos aparecem pesadamente maquiados e fantasiados… Sapatos grandes, roupas largas com cores e estampas chamativas, berrantes, brilhantes e cheias de remendos, chapéus alegóricos, perucas ou penteados exagerados, um falso nariz vermelho, geralmente redondo… Fazem várias palhaçadas características e comuns a todos os palhaços do mundo… Cambalhotas. Uma flor que joga água pelo meio. Vários palhaços saindo de um carro pequeno. Golpear outros palhaços com um frango de borracha ou com bexigas. Dar tapas na cara do outro palhaço. Jogar água no público. Jogar uma torta na cara do outro palhaço. Brincar com as crianças do público… De roda, de jogos, de associações de palavras, de teatrinho, de mímicas, de manipulação de bonecos, marionetes, fantoches…
“O nariz do palhaço representa os olhos e os olhos representam o estado da alma”.
Veja só um pouquinho da história do Palhaço…


Palhaço Arrelia


O Palhaço é conhecido há aproximadamente 4.000 anos, mas, sempre e em todas as épocas e lugares, pessoas sensíveis e muito inteligentes dedicaram-se à extraordinária arte de provocar o riso.
Na China antiga, os imperadores chineses mantinham o Palhaço com a importante função de enquanto faziam palhaçadas, observassem atentamente, para que pudessem estar certos das suas decisões. Por mais de 1000 anos em várias partes do Oriente os palhaços, eram conhecidos como “homens frívolos”, com máscaras horrendas de bochechas e sobrancelhas enormes e um grande turbante que apareciam nos teatros e em representações religiosas atuando como assistentes de príncipes e princesas. Os melhores e mais populares palhaços orientais sempre representavam dois irmãos, um bem comportado, preocupado e triste, e o outro alegre e estabanado que tudo o que fazia não dava certo.


Palhaço Bozo

Na Grécia antiga, há 2.000 anos, os palhaços faziam parte das comédias teatrais ridicularizando as façanhas dos heróis, logo em seguida das peças trágicas.
Na Roma antiga existiam vários palhaços… O “Cicirro” com máscara de cabeça de galo que cacarejava movendo os braços como azas. O “Estúpido” com gorro poteagudo e roupa de retalhos que apanhava dos outros atores que se fazendo enojados provocavam risos no público.
Na Idade Média já com os teatros fechados, as palhaçadas eram mais importantes do que a própria peça teatral. Os palhaços eram os personagens principais atuando em comédias religiosas representando o diabo, os vícios, a estupidez… O mal. Alguns palhaços, logo no inicio do espetáculo, levavam um bota amarrada num barbante, com a qual batiam nos espectadores, ou uma vassoura para varre-los, abrindo caminho para a entrada dos atores mímicos.
Palhaço Picolino

Nessa época surgiu também o ”Bobo da Corte”, Palhaço representado, na sua maioria, por atores com alto nível de inteligência, que com suas observações agudas, além de alegrar as pessoas, serviam como “alegres conselheiros” dos soberanos.
No século XVI inicia-se a “Comédia de Arte” nos teatros da Itália e logo se expande por toda a Europa, quando surgem os palhaços marcantes, conhecidos até hoje… O “Arlequim” com sua roupa de retalhos, o “Pantaleão” de vermelho, o “Briguela” de branco e verde, o “Polichinelo” de branco e gorro poteagudo, o “Doutor” de roupa preta, o “Capitão” com roupa militar, o “Mister Punch” inglês, e o “Pierrot” francês.
A “Pantomima Cômica”, pequena peça teatral apresentada pelos palhaços, como assistimos até hoje dentro do espetáculo circense, surgiu somente a partir da segunda metade do século XIX.

E o Circo?
O Circo é um local que tem a característica de um anfiteatro grande, geralmente da forma circular, onde os povos antigos se reuniam para assistir os jogos públicos.
O sargento Phillip Astley a partir de 1766 foi quem iniciou, nos circos, as exibições eqüestres mescladas com a atuação de vários tipos de palhaços que se apresentavam a cavalo, ou não, divertindo o público no início e nos intervalos das exibições. Daí foram surgindo os circos modernos como conhecemos hoje, desmontáveis, cobertos, cercados de lona, onde os artistas itinerantes apresentam, além da arte da equitação, suas palhaçadas, acrobacias, malabarismos, equilibrismos…
Há milênios se sabe que “Rir é o melhor remédio” já confirmado hoje até pela medicina mais avançada.


Um dos Circos mais famosos mundialmente é o "Cirque du Soleil" 

Clique aqui






E por falar em palhaço...


Não poderia esquecer de mencionar que os brasileiros vão ter mais um palhaço em Brasília. Os eleitores falaram e no Estado de São Paulo elegeram como deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca que foi eleito com mais de 1 milhão de votos..... Não sei se essa história nos fará rir ou chorar, mas afinal devemos parabenizá-los pelo seu dia!
                                                    

quinta-feira, dezembro 09, 2010


Cupcake para decorar a mesa no Natal

0
Origem dos famosos bolinhos individuais .... humm!!! adoroooo....

Bem, quem ama estes bolinhos enfeitados e apaixonantes, com certeza já leu em vários outros lugares que ele é de origem inglesa, chamado de Fairy Cakes.
Ao invadir os EUA, mudou de nome pelas receitas originais serem medidas em xícaras (cup), vindo assim o nome Cupcake.
Não querendo ser repetitiva, mas esta é uma explicação bem resumida, para não cair na mesmice em falar exatamente o que já vi em vários outros lugares, porém se torna necessário para quem ainda não os conhece.
O que o torna diferenciado dos outros bolinhos, como o similar muffin, é que sua massa é mais leve e não muito doce e a cobertura e os recheios dão o toque final e criativo neles.
Aqui no Brasil também já virou febre. Não há doceira que não tenha se aventurado em conhecê-lo e se encantado com tamanha fofurinha. No entanto, preços e sabores ainda são seu diferencial.
Há quem cobre muito caro e tenha o seu valor – e o contrário também – porém, muitas pessoas estão no modismo para acumular um troquinho, deixando-os também não tão saborosos e encantadores. Mas como gosto não se discute e cada um tem o seu, acredito que ele tenha vindo para ficar independente de quem o faça. Concordando que os melhores se sobressairão, é lógico!

Cupcakes Variados
cupcakes variados Ingredientes para receita básica de cupcakes
1 1/2 xícara de açúcar
300g de manteiga amolecida
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
10 gotas de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio

açúcar
Açúcar

manteiga amolecida
Manteiga amolecida

ovos
Ovos
farinha de trigo
Farinha de trigo

leite
Leite

extrato de baunilha
Extrato de baunilha
fermento em pó
Fermento em pó

bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio

branco
 
Sugestão de ingredientes para variar
Chocolate em pó (não use achocolatado, tem açúcar e menos cacau)
Chocolate granulado
Coco ralado e 1/2 xícara de leite de coco (ao invés do leite comum)
Ameixas secas picadas
Cerejas secas picadas ou inteiras
Passas de uvas
Suco e raspas de 1 limão grande

chocolate em pó
Chocolate em pó

chocolate granulado
Chocolate granulado

coco ralado
Côco ralado
leite de côco
Leite de côco

ameixas secas
Ameixas secas

cerejas secas
Cerejas secas
passas de uvas
Passas de uvas

limão
Limão

raspas de limão
Raspas de limão
Para preparar a forma de cupcake
Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: forminha para cupcake

óleo spray
Óleo spray

farinha de trigo
Farinha de trigo

forminhas brancas para cupcakes
Forminha para cupcake



REVISTA CRESCER: Origami para decorar a árvore de natal...

0
Aprenda a fazer o passo a passo de uma estrela para deixar a sua casa ainda mais bonita neste fim de ano!
Você já pensou em enfeitar a árvore de Natal com estrelas feitas de origâmi? Quem vai nos ensinar a fazer uma é a designer Ione Sawao. Para fazer a dobradura, você vai precisar de 6 quadrados de papel com 7,5 cm de lado.

Se você tiver dificuldade de continuar o passo a passo durante o vídeo, é só apertar o pause, fazer com calma a dobradura e continuar. Se for preciso, volte o vídeo ao início e veja tudo de novo. Foi assim que a própria Ione aprendeu a fazer origâmis: assistindo muitas vezes a vídeos pela internet, pausando e continuando.

Peça para o seu filho fazer junto com você e ajudá-la a enfeitar a árvore. Ele vai adorar participar e curtir esse clima de Natal! Aproveite!


Criança Especial

0




Parabéns pra você.

Hoje é o seu dia.

Hoje é dia de ficar muito feliz.

Você é a criança mais feliz que eu já vi.

É assim que uma criança alegre deve ser.

Sabia que seu papai, sua mamãe...

E todos os seus amiguinhos.

Enfim todo mundo gosta muito de você.

É verdade!

Oh, não esquece de dar um beijo.

B
em grande em todo mundo.

Sabe porque?

Porque eles vão ficar muito felizes.

Há!!!!

Não esquece de agradecer ao Papai do céu

Pôr tudo que ele te fez pra você ficar feliz.

Um beijão
Te adoro!!!!!
Óh, não esquece!

Você é uma criança muito especial.

quarta-feira, dezembro 08, 2010


Dia da Família

0

O padrão de família no Brasil apresentou algumas mudanças nas últimas décadas do século XX. Dentre essas, se destacam:
Queda substancial do tamanho da família;
Aumento do número de famílias do tipo mulheres sem cônjuge com filhos;
Aumento do números de famílias cujas pessoas de referência são mulheres.
Família na definição do IBGE
Família - Conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, todos residentes na mesma casa;
Família unipessoal - pessoa que mora sózinha em uma casa
Famílias conviventes - são aquelas famílias compostas por, no mínimo, duas pessoas cada uma, que residam na mesma unidade domiciliar (domicílio particular ou unidade de habitação em domicílio coletivo).
Relação de dependência doméstica - é a relação estabelecida entre a pessoa de referência e os empregados domésticos e agregados da família;
Normas de convivência - são as regras estabelecidas para o convívio de pessoas que moram juntas, sem estar ligadas por laços de parentesco ou dependência doméstica. Por sua vez, as "famílias conviventes"
Pessoas de referência da família - Pessoa responsável pela família , ou assim considerada pelos demais membros.
Nas duas últimas décadas houve uma queda substancial do tamanho da família.
O tamanho da família brasileira diminuiu em todas as regiões: de 4,3 pessoas por família em 1981, chegou a 3,3 pessoas em 2001. O número médio de filhos por família é de 1,6 filhos.
Em 2002, o número médio de pessoas na família se manteve o mesmo em quase todas as regiões e por isso a média para o país se manteve em 3,3 pessoas, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2003. O número médio de filhos apresentou uma diferença mínima em relação do ano anterior: de 1,6 para 1,5 filhos na família em domicílios particulares. Veja abaixo o gráfico da situação em 2001:
Dia da Família
Dia da Família
Dia da Família
Aumentou o número de famílias do tipo mulheres sem cônjuge com filhos.
Mas ainda predomina o padrão histórico de família, casal com filhos. Veja o gráfico abaixo.
Dia da Família
O novo padrão de família, mulheres sem cônjuge com filhos, definiu-se mais claramente no Norte e Nordeste durante os anos 90.
Norte
20,4% das famílias eram famílias de mulheres sem cônjuge com filhos
Nordeste
18,5% das famílias eram famílias de mulheres sem cônjuge com filhos
Veja no gráfico:
Dia da Família
Porém, esse novo padrão apresentou, no mesmo período (1992-1999), um crescimento relativo maior no Sudeste e no Centro-Oeste.
Cresceu o números de famílias cujas pessoas de referência são mulheres.
Desde a década de 80 vem crescendo continuamente a proporção de mulheres como pessoa de referência da família. Essa é uma tendência que pode ser observada no gráfico a seguir.
Dia da Família
A primeira sociedade organizada no mundo é a família. Base de todas as outras sociedades, inicia-se com o matrimônio e é teoricamente formada pelos pais e filhos. O amor recíproco entre eles, a confiança, a cooperação, o respeito, a obediência, a compreensão e a tolerância mútuas são os preceitos básicos para que a família continue a existir.
É o amor, aliás, o que dá vida à família, quando firma os laços de união entre seus integrantes. O amor dos pais em relação aos filhos e dos irmãos entre si, a capacidade de renúncia. A disposição de alguém privar-se de algo em favor do outro ou de todos: conforto, repouso, prazer. O pai e a mãe, por exemplo, trabalham para que não falte nada em casa e muitas vezes deixam mesmo de se divertir.
Ou, ao contrário, filhos adolescentes deixam às vezes de viver experiências típicas da sua idade - de só estudar, andar de skate ou paquerar - porque precisam trabalhar precocemente para ajudar nas despesas da casa.
Obviamente que a família de hoje já não é a mesma de ontem, muita coisa mudou na prática. Até mesmo o conceito de família como sempre a entendíamos é outro. Mas o importante é sabermos, jamais esquecermos que sem a família, uma situação difícil seria para nós extremamente pior.
Que viva a família! Sempre.
Mudanças no Código
A sabedoria popular costuma dizer que o tempo cura tudo. O tempo cura e também muda as coisas. Maneiras de ver o mundo, rituais, leis etc. O conceito de família, por exemplo, mudou com o tempo.
Tanto que, no Código de Direito Civil, vários artigos caíram em desuso, tendo sido criadas novas leis, em forma de emenda, que alteraram profundamente o seu conteúdo.
Algumas das alterações dizem respeito à família. Vejamos:
o No novo conceito de família, são consideradas famílias os grupos formados não só pelo casamento civil ou religioso, mas também pela união estável de homem e mulher ou por comunidade dirigida somente por um homem ou por uma mulher (mãe solteira, no caso). Antes, uma união que não fosse formada pelo casamento formal era considerada "família ilegítima". Da mesma maneira, "filho ilegítimo" é uma expressão que não cabe mais em nossa sociedade.
Naturalmente que o novo não pode nem deve ser evitado. Mudanças são bem vindas, principalmente quando surgem para fortalecer ainda mais uma instituição que é a base do indivíduo na vida social.
Família
Existem famílias de vários tamanhos, com diversos costumes e até aquelas que incluem pessoas que nem são parentes. Mas, de qualquer maneira, a família é a forma mais básica de organização da sociedade.
O último Censo Demográfico revelou que entre 1991 e 2000 aumentou o número de famílias no Brasil, passando de 37,5 para 48,2 milhões. Porém, o tamanho dessas famílias diminuiu. Em 2000, uma família tinha 3,5 componentes, em média, mas esse número já foi bem maior no passado.
Que tal você conhecer um pouco mais sua família e as de seus amigos? Você pode começar escolhendo quais informações quer saber. Uma dica: você pode fazer uma lista com as pessoas de cada família e ver a idade de cada uma delas, o sexo, até que série estudaram, se trabalham... E, ao final da pesquisa, você vai saber, por exemplo, quais famílias têm mais homens ou mulheres, quantas pessoas trabalham e se as crianças estudam.
Fonte: www.ibge.gov.br

Para comemorarmos este dia, que tal fazer um belo colorido neste desenho.

segunda-feira, dezembro 06, 2010


A ORIGEM DO NATAL

0

 
 
O SIGNIFICADO DA PALAVRA:
A palavra natal é de origem latina "nativitas", que significa nascimento. O Natal é, portanto, a comemoração do nascimento de Cristo. O dia natalício de alguém, é o seu dia de aniversário: "Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes" (Mt. 14:6).
 

Será o Natal realmente a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Nasceu Jesus em 25 de dezembro? Será que os primeiros apóstolos que foram ensinados pessoalmente por Jesus, alguma vez celebraram o nascimento do “menino” Jesus? Será que eles o comemoravam no dia 25 de dezembro? Ou em qualquer outro dia? Se o Natal é uma das maiores festas da cristandade, por que será que os pagãos o celebram também? Você sabe? E os símbolos do natal, você conhece a origem deles? Do “Papai Noel”, da “Árvore”, das “Luzes”, das “Guirlandas”, da troca de “Presentes”? Vamos então aos fatos!

I – O SIGNIFICADO DE “NATAL”
A palavra “Natal” - tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Este vocábulo não aparece na Bíblia, e também não foi utilizado pelos primeiros apóstolos. A “festa de Natal” não se inclui entre as festas bíblicas, e não foi instituída por Deus. Teve origem na Igreja Católica Romana a partir do século IV, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo. As Enciclopédias de um modo geral contêm informações sobre a origem sob os títulos “natal” e “dia de natal”. Consulte, por exemplo: a) Enciclopédia Católica, edição inglesa; b) Enciclopédia Britânica, edição de 1946; c) Enciclopédia Americana, edição 1944. É fato que o Natal não foi observado pelos primeiros cristãos, durante os primeiros duzentos ou trezentos anos desta era.

II - A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS
Com certeza, Jesus não nasceu em 25 de dezembro! Pelo exame da Palavra de Deus sabemos que Jesus não nasceu em dezembro! Lucas 2:8 diz: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.Dezembro é tempo de inverno. Costuma chover e nevar na região da Palestina ( Confira na Bíblia em Cantares de Salomão 2:11 - Esdras 10:9-13 ). Conseqüentemente, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite. Naquela região, as primeiras chuvas costumam chegar nos meses de outubro e novembro. Durante o inverno os pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco... Eles só permanecem guardando as ovelhas ao ar livre durante o verão! Com certeza, o nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo! A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida. O mais plausível é que tenha sido no começo do outono - provavelmente em setembro, aproximadamente seis meses depois da Páscoa.

III - A ORIGEM DO 25 DE DEZEMBRO
Tem a ver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol”… Essas festividades pagãs eram acompanhadas de bebedices e orgias… Pregadores cristãos do ocidente e do oriente próximo, protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã. Com a aprovação dada por Constantino para a guarda do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora “convertidos” em massa ao “cristianismo” o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus, assim foi que “o Natal” se enraizou no mundo ocidental! O Natal é, portanto, a mesma velha festividade pagã de adoração ao Sol. A única coisa que mudou foi o nome.

IV - A ÁRVORE DE NATAL E OS PRESENTES
A origem da árvore de Natal vem da antiga Babilônia... Vem de Ninrode, neto de Cão, filho de Noé. Ninrode se afastou de Deus e enveredou-se pelo caminho da apostasia. Segundo se sabe, Ninrode era tão perverso que se teria se casado com a própria mãe, cujo nome era Semíramis! Após a sua morte, sua mãe-esposa propagou a doutrina maligna da sobrevivência de Ninrode como um ente espiritual. Ela alegava que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de Ninrode para uma nova vida. E, todo ano, no dia de seu aniversário de nascimento ela alegava que Ninrode visitava a árvore “sempre viva” e deixava presentes nela. Entre os druidas, o carvalho era sagrado, entre os egípicios as palmeiras, em Roma era o Abeto, que era decorado com cerejas negras durante a Saturnália (Walsh Curiosities of popular customs, pág. 242). O deus escandinavo Odin era crido como um que dava presentes especiais na época de Natal a quem se aproximava do seu Abeto Sagrado. Esta é a verdadeira origem da “Árvore de Natal” e da prática de se dar “presentes”! Jeremias 10:2-4 -Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.”

V - O “PAPAI” NOEL E A PRÁTICA DE SE DAR PRESENTES ÀS ESCONDIDAS
O velho “Noel” não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam! O nome “Papai Noel” é uma corruptela do nome “São Nicolau”, um bispo romano que viveu no século V. Na Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, consta o seguinte: “São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro… A lenda de suas dádivas oferecidas as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido…” Daí teria surgido a prática de se dar presentes“as escondidas” no dia de São Nicolau (6 de dezembro). Mais tarde essa data fundiu-se com o “Dia de Natal” (25 de dezembro), passando a se adotar também no natal essa prática de se dar presentes “às escondidas”, como o fazia o Saint Klaus (o velho Noel!). Daí surgiu a tradição de se colocar os presentes às escondidas junto às árvores de natal!

VI - A COROA DE AZEVINHO OU GUIRLANDA
Às vezes conhecida por “coroa de Natal” ou “Guirlanda” são memoriais de consagração. Em grego é “stephano”, em latim “corona” - podem ser entendidas como:- enfeites, oferendas, ofertas para funerais, celebração memorial aos deuses, celebração memorial à vitalidade do mundo vegetal, celebração das vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos, celebração nos esportes. Significam um “Adorno de Chamamento” e, conseqüentemente, são porta de entrada de deuses. Razão pela qual, em geral, se colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas vindas! A maior parte dos deuses pagãos do Egito aparecem sempre com a “guirlanda” na cabeça! A Bíblia não faz qualquer menção de uso de “guirlanda” no nascimento de Jesus. Só existe uma guirlanda na Bíblia, e esta foi feita por Roma para colocar na cabeça de Jesus no dia da sua morte. Esta guirlanda de espinhos é símbolo de escárnio!

VII - VELAS OU LUZES
O Uso de velas é um ritual pagão dedicado aos deuses ancestrais. A vela acendida está fazendo renascer o ritual dos solstícios, mantendo vivo o deus sol. Não tem nenhuma relação com o candelabro judaico (ou Menorah). Mais recentemente, em lugar das velas passou-se a adotar velas elétricas, velas à pilha, e, finalmente, as luzes - o sentido é o mesmo!

VIII – PRESÉPIO
O presépio é um altar a Baal, consagrado desde a antiga babilônia. É um estímulo à idolatria!
Os adereços encontrados no chamado presépio são simbologias utilizadas na festa do deus sol. O Presépio estimula a veneração das imagens e alimenta a idolatria… Em Êxodo 20:1-6, lemos:- “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”; em I Cor 10:14-15 está escrito: Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.”. No Brasil a abertura da comemoração do Natal é feita com uma famosa “Missa do Galo”, a qual é celebrada sempre diante de um presépio, um "altar consagrado", cujas figuras estão relacionadas com a Babilônia, e não com a realidade do Evangelho.

CONCLUSÃO

Qual deve ser o nosso procedimento, agora que descobrimos a verdade quanto às origens pagãs inseridas nas comemorações do natal?

1 –
Nos libertarmos das simbologias e práticas associadas aos ídolos pagãos. “e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as;” - Efésios 5:11 - “Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor, lançai do meio de vós os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso coração para com o Senhor, e servi a ele só;” – I Samuel 7:3

2 -
Instruirmos nossos filhos e discípulos:conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32; “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2): Jesus disse:Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.(Mateus 15:9); Além disso, Jesus disse:E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. (Mateus 15:6).

3 -
Resistirmos ao espírito satânico do consumismo no Natal.

4 -
Não é errado desejar um feliz Ano Novo para alguém, porém agora que sabemos da origem pagã dos símbolos e práticas do natal, não se mostra adequado desejar tão somente: “Feliz Natal”, sobretudo ao não cristão! Seria mais conveniente se disséssemos algo mais ou menos assim: "Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe nestes dias..."; ou "Desejo bênçãos abundantes do Senhor sobre a sua vida neste natal."; ou ainda: "Que Jesus Cristo encontre hospedagem no seu coração e possa nascer na sua vida neste natal".

Expurgadas das nossas vidas, e das nossas celebrações, os símbolos e práticas pagãs, penso que, a exemplo da chamada "semana santa" em que as Igrejas sempre souberam aproveitar bem para evangelizar, podemos e devemos aproveitar a semana natalina para realizar cultos evangelísticos genuinamente cristãos, e anunciar ao mundo o verdadeiro sentido do natal, que poderá até começar com a manjedoura, mas deverá incluir sempre a história da cruz!

Natal sem a cruz não é o verdadeiro natal de Jesus!

Não há mandamento ou instrução alguma na Bíblia para se celebrar o nascimento de Cristo! Somos orientados sim a lembrar da sua morte e ressurreição que nos proporcionou a Vida (I Cor. 11:24-26; Jo. 13:14-17).


Por:  Rev. Edemar Vitorino da Silva (*)

O Verdadeiro Sentido do Natal

0

Todos os anos a cena se repete: ruas iluminadas, lojas decoradas, portas enfeitadas, confraternizações e trocas de presentes. Está encantador passar a noite pelo centro da cidade, pelos shoppings e ver a quantidade de luzes e enfeites anunciando o Natal.

Por um momento, o mundo volta sua atenção para um pequeno cenário onde se destacam três personagens: um homem, uma mulher e uma criança deitada em uma manjedoura. No presépio está o símbolo natalino que mais encanta, porque retrata o verdadeiro sentido do natal: o nascimento de Jesus.

Neste momento, parece que o sentido da vida torna-se simples, fácil de compreender. Quando Maria recebeu a notícia de que seria a mãe do Salvador ela se assustou, mas também acreditou e acolheu gerar o menino em seu ventre. José também hesitou com a notícia da gravidez de Maria, mas não temeu em acolhê-la ao seu lado e também ao neném. Imagino que é assim que Cristo espera ser recebido ao nascer neste Natal: sendo acolhido com o coração e os braços abertos.

Todo nascimento gera alegria, em se tratando do nascimento do Salvador da humanidade a alegria é ainda maior. Jesus é rei, mas nasceu da maneira mais simples: num estábulo, ao lado de bois e vacas, porque seus pais não encontraram hospedaria.

Hoje, talvez precisemos nos refugiar em lojas cheias e ruas congestionadas, em busca de um sentido para estarmos juntos em uma noite do ano, para celebrarmos o aniversário de um homem chamado Jesus. Muitos o buscam entre a multidão perdida, que corre de um lado para o outro em busca de presentes e lembrancinhas.

Nos dias de hoje, o Natal tem diversos significados: para os capitalistas é tempo de lucros, para os consumistas é tempo de gastar e consumir, para os pessimistas é só mais um ano que vai acabar; para as crianças é esperança de muitos presentes, mas, para que tem fé, quem crê no amor de Deus, o Natal é um misto de festa, reflexão e esperança.

O sentido do Natal reside em cada um de nós. Ele representa a nossa visão de mundo e ainda nossa percepção sobre o que somos e o nosso compromisso em transformarmos a realidade. No Natal, temos a possibilidade de nos darmos a chance de sermos melhores e resgatarmos nossa essência: "a prática do bem, sem olharmos a quem".

Poderíamos fazer do Natal uma constante prática em nossa vida. Renascendo sempre para algo melhor, nos surpreendendo a cada dia com a nossa infinita capacidade de aprimorarmos todas as nossas habilidades, sejam intelectuais, emocionais, sociais e espirituais. Jesus pode nos inspirar todos os dias do ano, porém precisamos fazer do nosso coração uma manjedoura, sempre aberta para acolhermos a sua mensagem de amor ao próximo e discernimento sobre nosso papel no mundo dos homens.

É época de renovarmos a nossa fé com a esperança de que o nascimento de Jesus seja concreto em nossa realidade e, com isto, renasça no mundo a bondade, a fraternidade e a paz!

E para que possamos aproveitar essa época festiva devemos refletir, buscar mudanças positivas em nosso cotidiano, oferecendo nossa vida, nosso coração e nossas boas ações ao Senhor Jesus, dando verdadeiro sentido ao Natal.

Natal é tempo de paz, de luz em nosso caminho e esperança de salvação, por meio daquele que veio para nos deixar uma mensagem de fé, alegria e amor.

Que todos possamos festejar o Natal com este espírito, mesmo diante das dificuldades, das mazelas e das agruras do dia-a-dia. Pois, relembrar que Deus enviou para nós o Salvador é motivo de festa e de renovar as esperanças.

Natal é tempo de recordar o Menino Jesus da Manjedoura, é uma data especial, carregada de uma mensagem de esperança e paz. Natal é tempo de família reunida, de partilha e convivência, de oração e recolhimento, de revisão de vida, de reencontrar pessoas distantes, de lembrar os belos momentos, de acolher os pedidos de perdão e de recomeçar.

Texto de José Luís Nunes - Campinas / SP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos da Semana Acadêmica