Postagens Recentes

quarta-feira, setembro 15, 2010


Chapada Imperial

0

Chapada Imperial uma reserva ecológica localizada no ponto mais alto do Distrito Federal, cerca de 50 km de Brasília. Possui uma área de aproximadamente 4800 ha, composta por formações rochosas predominantes do Cerrado, onde há animais nativos que estão em extinção e em fase de reabilitação ambiental, sem deixar de mencionar a riqueza em cachoeiras e trilhas ecológicas.
Um santuário ecológico, a Chapada Imperial desenvolve vários projetos ambientais, alguns deles são: “Educação Ambiental” e o “Bicho Livre”, esse último em parceria com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que realiza a soltura e reabilitação de animais silvestres na reserva ecológica que o homem retira-os da natureza para serem criados em cativeiros, através do tráfico de animais e comercialização clandestina. Buscam manter esse projeto conscientizando a população visitante que o animal deve permanecer em seu habitat natural. Alguns dos animais que estavam em fase de reabilitação eram Araras Canindé e Vermelha, Papagaios, Tucanos e vários pássaros.

Caracterizada por suas trilhas a Chapada é composta por cachoeiras, fontes do ribeirão Dois Irmãos com suas águas potáveis e cristalinas, que no decorrer das trilhas avistamos várias espécies de árvores nativas da vegetação local que são:

 Paineira do Cerrado: árvore frutífera típica do cerrado que está presente em solos arenosos e secos. Indicada para o reflorestamento destinado à recuperação de áreas degradadas.

 Barbatimão: considerado um cicatrizante externo natural, no seu tronco a entrecasca é utilizada para dores intestinais e em geral, também é um antiinflamatório uterino.

 Pau Santo: freqüente em várias formações do cerrado é bastante encontrado no DF, sua casca serve para dor de dente, combate infecções e a raiz em forma de chá é um vermífugo.

 Buriti: árvore frutífera localizada sempre em áreas úmidas, ou seja, é um indicador natural de água, seu tronco é formado por divisões horizontais que determinam a idade da árvore, podendo chegar a 35m de altura e viver mais de cem anos.

Com a Educação Ambiental a Chapada Imperial visa a conscientização e a importâncias dessas árvores para a preservação do Cerrado.

Todo o local me chamou a atenção devido à importância dada a conscientização e preservação da fauna e flora do Cerrado. Após ler a mensagem: “Pássaro na gaiola não canta, lamenta”, conclui que somos perversos e egoístas quando deixamos para trás toda a educação ambiental e a consciência ecológica que aprendemos desde os primeiros anos na escola e principalmente em casa.

Em casos de retiradas de animais silvestres do seu habitat natural para transformá-los em animais domésticos, com a compra desses animais em feiras livres que são contrabandeados onde passam por maus tratos e muitas vezes até morrem em condições deploráveis. Devemos lembrar que a natureza nos oferece toda a sua riqueza, com plantas e animais típicos e exóticos, mas que o lugar deles é na mesma.

A conscientização é a principal arma contra a retirada de animais da natureza, da poluição, das queimadas e do desmatamento. Consciência já!

Para saber mais entre: http://chapadaimperial.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos da Semana Acadêmica