Postagens Recentes

sexta-feira, outubro 29, 2010


Comemore o dia do "Livro"

0

O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810.Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, o índice de leitura no Brasil aumentou 150% nos últimos dez anos. A média, por ano, passou da marca de 1,8 livro para 4,7. Apesar do relevante aumento, se o dado for comparado às estatísticas de países desenvolvidos ainda há muitos obstáculos a serem percorridos.
Em comemoração ao dia, São Paulo ganha mais uma biblioteca. A “Leitura no Ponto” é o primeiro espaço paara empréstimos de livros implantado em um terminal de ônibus.  A novidade fará parte do Terminal Sacomã a partir de hoje. O acervo inicial da biblioteca conterá 2.100 títulos dos mais diversos gêneros da literatura. Entre eles brasileira, filosofia e arte.
O Catraca Livre compreende a importância do livro como instrumento de fortalecimento da cidadania e construção do indivíduo. Por isso, o site presta, aqui, homenagem a essa importante ferramenta.
Comemore o dia do livro lendo, presenteando alguém com algum título ou liberando aquele que, para você, tenha sido especial.
Projetos Incentivadores à leitura
Conheça alguns dos projetos de incentivo à leitura espalhados pela cidade:
Bicicloteca
Numa bicicleta adaptada com caixas de livros, o projeto tem como objetivo o incentivo à leitura de forma desburocratizada. O prazo para devolução é no término da leitura. Atualmente, possui um lugar fixo onde o produtor cultural e idealizador do Bicicloteca organiza eventos e os livros para locação.
Bibliosesc
O BiblioSesc é um programa de incentivo à leitura que oferece empréstimo e consulta gratuitos de livros, jornais e revistas. Em São Paulo, duas unidades móveis atendem as comunidades nos bairros da Itaquera e Interlagos. Para se inscrever, basta levar documento de identidade e um comprovante de residência. O Bibliosesc oferece encontros com escritores, oficinas, brincadeiras e contação de histórias fazem parte das ações de fomento à leitura do Sesc.
Universidade Anhanguera
A Universidade implantou o Programa Livro-Texto (PLT) em que visa oferecer livros reconhecidos no cenário acadêmico nacional e internacional a preço reduzido em relação ao mercado livreiro convencional. Com isso, a instituição busca incentivar seu aluno a aumentar seu índice individual de leitura e montem suas próprias bibliotecas.
Fundação Tide Setubal
Fundação Tide Setubal arrecadará exemplares em três pontos da cidade. Eles serão distribuídos num grande evento de incentivo à leitura, que acontece há cinco anos. Nesta edição, a festa ganhará ruas, praças, paradas de ônibus, entre outros espaços públicos. Uma campanha de arrecadação é o pontapé inicial para um grande Festival do Livro e da Literatura, que acontecerá em São Miguel Paulista entre 18 e 20 de novembro. A idéia é incentivar a doação de livros usados ou novos pela população de toda a cidade e mesmo por quem não possa visitar o evento, que ocorrerá em vários locais daquele bairro da Zona Leste. Leia mais.
“Livro Livre”
Na sua segunda edição, o “Livro Livre” distribuirá mais de 12 mil livros para os usuários do transporte metropolitano. A ação faz parte de mais uma edição do programa anual que espalha livros gratuitamente, buscando estimular a leitura. No dia 29 a distribuição acontece nas estações Guianazes/Itaquera, Itaim Paulista, Jardim Romano e Jardim Helena/Vila Mara. No sábado, 30, acontece o encerramento do evento na Oficina de Arte da Estação Júlio Prestes.
Para trocar livros
O Sesc Pinheiros promove feira de troca de livros usados neste fim de semana. O encontro é livre para todas as idades e é preciso que os livros estejam em boas condições. A entrada é gratuita.
Livra Livro é um site para troca de livros na internet. É gratuito e qualquer pessoa pode utilizá-lo. A troca dos livros é feita diretamente entre os usuários, o site apenas controla o processo de troca.
Sites para baixar
Para ler clássicos em inglês:
O site americano Read Print traz livros para download gratuito. É uma espécie de livraria que traz mais de oito mil clássicos para estudante, professores e entusiastas de clássicos. O conteúdo é dividido por categorias como “Essays” (ensaios), “Ficção”, “Não-Ficção”, “Peça”, “Poesia” e “histórias curtas”. Em ensaio, destaque para o ensaio “Reflections on Gandhi”. Leia mais.
3 mil livros para download no site da USP
A USP lançou um site que disponibiliza 3.000 livros para download. Ao entrar no www.brasiliana.usp.br o internauta encontra livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.
Baixe clássicos como Dom Quixote, de Miguel de Cervantes
O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital criada para divulgar clássicos da literatura na internet. São mais de 350 livros em que é possível fazer download de títulos como: “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, obras de Machado de Assis, como “Dom Casmurro”, a “Arte Poética”, de Aristóteles, “A Metamorfose”, de Franz Kafka, entre outros.

Para entender os livros do vestibular
Destaques para o vestibular
Toda semana, o portal NET Educação disponibiliza roteiros de estudo sobre as obras literárias das listas Fuvest/Unicamp. São análises sobre os autores, contexto e enredo das obras, além da indicação de links para ampliar os conhecimentos dos vestibulandos em literatura. Acesse.

Comemoração em Brasília

Dia Nacional do Livro tem homenagem no “Hora Animada” com o espetáculo “Rapunzel” neste sábado.


Para comemorar a data, o Boulevard Shopping continua com a campanha de doação de livros.Para participar, basta doar qualquer exemplar no serviço de atendimento ao cliente, localizado no piso 2 do mall e compartilhar sua história.O objetivo da doação é contribuir com a educação de pessoas carentes que não têm a oportunidade de comprar o material e, desde a primeira edição, o projeto teve grande aprovação da sociedade.
Foi uma surpresa perceber o quanto as pessoas estão participando deste trabalho. Estamos muito contentes em contribuir com a melhoria da qualidade de vida e aprendizado das crianças”, explica Karine Câmara, gerente de marketing do shopping. Na última campanha, as doações foram destinadas ao projeto Parada Cultural,do açougue T-Bone.
O apoio do Boulevard Shopping é muito importante. Além de aumentar o acervo de livros do projeto, ainda ganhamos maior credibilidade, podendo despertar o interesse e a participação de outras empresas”, agradeceu Luiz Amorim, do T-Bone.
Ainda em comemoração ao Dia Nacional do Livro, contadores de histórias vão divertir a criançada no projeto Hora Animada do Boulevard Shopping, dia 30 de outubro, às 16h. Desta vez, quem marca presença é Rapunzel, uma princesa moderna que pretende conquistar seu príncipe encantando.  A entrada é franca e a classificação é livre.
Serviço: Hora Animada
Espetáculo: Rapunzel
Local: Piso 2 do Boulevard Shopping (Final da W3 Norte)
Dia: 30 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Entrada Franca
Classificação livre
Informações: 3448-3400

Saiba mais...
A Revista Crescer divulgou uma lista com os 30 melhores livros infantis de 2010. Confira quais são pelo link http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI144009-17759,00.html

Os 33 melhores livros infantis de 1974 a 2006


A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, criada em 1968, promove a leitura e a divulgação de livros para crianças e jovens. É a seção brasileira do International Board on Books for Young People, existente em 64 países.
  1. 1974 – O rei de quase tudo – Eliardo França
  2. 1975 – Angélica – Lygia Bojunga
  3. 1976 – A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga
  4. 1977 - Pedro – Bartolomeu Campos de Queirós
  5. 1978 – Coleção Gato e Rato – Mary França
  6. 1979 - Raul da ferrugem azul – Ana Maria Machado
  7. 1980 – O curumim que virou gigante – Joel Rufino dos Santos
  8. 1981 – O que os olhos não vêem – Ruth Rocha
  9. 1982 – Uni, duni e tê – Angela Lago
  10. 1983 – Os bichos que tive – Sylvia Orthof
  11. 1984 – É isso ali – José Paulo Paes
  12. 1985 – Uxa, ora fada, ora bruxa – Sylvia Orthof
  13. 1986 – O menino marrom – Ziraldo
  14. 1987 – Uma ilha lá longe – Cora Rónai
  15. 1988 – A mãe da mãe da minha mãeTerezinha Alvarenga
  16. 1989 – As viagens de Raoni – Pedro Veludo
  17. 1990 – Sua alteza a Divinha – Angela Lago
  18. 1991 – O menino de olho d’água – José Paulo Paes
  19. 1992 – Eu e minha luneta – Cláudio Martins
  20. 1993 – Asa de papel – Marcelo Xavier
  21. 1994 – Coleção Assim é se lhe parece – Angela Carneiro, Lia Neiva, Sylvia Orthof
  22. 1995 – A Cristaleira – Graziela Bozano Hetzel
  23. 1996 – Menino do Rio Doce – Ziraldo
  24. 1997 – Minhas memórias de Lobato – Luciana Sandroni
  25. 1998 – Dez sacizinhos – Tatiana Belinky
  26. 1999 – Ludi na Revolta da Vacina: uma odisséia no Rio Antigo – Luciana Sandroni
  27. 2000 – Chica e João – Nelson Cruz
  28. 2001 – Mania de explicação – Adriana Falcão
  29. 2002 – A princesinha medrosa – Odilon Moraes
  30. 2003 – O segredo da chuva – Daniel Munduruku
  31. 2004 – Pedro e Lua – Odilon Moraes
  32. 2005 – Murucututu a coruja grande da noite – Marcos Bagno
  33. 2006 – O menino, o cachorro – Simone Bibian

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos da Semana Acadêmica