Postagens Recentes

Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, janeiro 28, 2011


Volta as aulas !!!

0

Mais um novo ano letivo se inicia,
com ele a criança se inspira na arte da vida

que é sonhar!
E o sonho mais lindo é o desejo de reencontrar amigos
e voltar a "brincar"!
Um brincar descomprometido, mas embasado num infinito
aprendizado, onde educadores comprometidos fazem desse Universo,
um Universo único para a paz!
 

segunda-feira, dezembro 06, 2010


04/12 - Homenagem a nós Pedagogos (Orientador Educacional)

0

4 de Dezembro: Dia do Orientador Educacional

A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que freqüenta, visando ao seu encaminhamento vocacional.
Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia-a-dia e deve ter formação superior em Pedagogia.

Um pouco sobre a profissão

A profissão de Orientador Educacional foi criada através da Lei nº 5.564 de 21 de dezembro de 1968 e regulamentada pelo decreto nº 72.846/73.
O profissional atua, principalmente na área educacional, onde auxilia o aluno nos aspectos sociais, individuais e profissionais, devendo verificar suas aptidões, habilidades, qualidades e identificar suas deficiências.


Onde estudar

O curso superior em Pedagogia tem duração de quatro anos e disciplinas básicas como Sociologia, História da Educação e Filosofia. O aluno pode se especializar em Administração Escolar, Educação Especial, Supervisão Educacional, Ensino, Orientação Educacional, Treinamento de Recursos Humanos, entre outros.
Se optar por Orientação Educacional, terá aulas de Psicologia e Metodologia de Ensino. Independente da área escolhida, é obrigatório cursar matérias de formação de professores, bem como fazer o estágio.



 Parabéns...
          A nós da turma do 3º Semetre de Pedagogia do CESB que concluímos mais uma parte da nossa jornada....Que venham os próximos!! Parabéns a todos...

domingo, novembro 14, 2010


Dia Nacional da Alfabetização

0
0
Dia 14 de novembro é considerado o dia nacional da alfabetização. Foi criada em 1966 com o objetivo de refletir sobre a situação da alfabetização no nosso país. O dia nacional da alfabetização propõe que as crianças devam se desenvolver e aproximar o mundo da escola com atividades complementares fora dela. Escola é lugar de brincar também.
Dentro da escola particular, a alfabetização é garantida e aprofundada, mas na escola pública, que é a realidade da maioria da população, a alfabetização pode ser prejudicada por professores descontentes com o salário, salas numerosas e crianças que precisam de mais atenção devido à dificuldade de aprendizado.
A escola deve criar ambientes alfabetizadores, alfabetização formal, como por exemplo, letras decorando a sala de aula e objetos coloridos que chamam a atenção da criança para o lúdico, facilitando e tornando o aprendizado uma brincadeira. A alfabetização infantil é parte fundamental do desenvolvimento da criança.
Alfabetização InfantilAlfabetização é o processo que faz com que a pessoa se torne capaz de ler, escrever e compreender um texto. Conviver com estímulos em casa como livros, vídeos, músicas, estimulam a curiosidade, a sonoridade e o desenvolvimento da criança para além do que a escola oferece.
Existem alguns jogos computadorizados que interagem com a criança e auxiliam no processo de alfabetização. Mas você não precisa gastar nada para ajudar na alfabetização do seu filho. Quando um pai ou uma mãe lê uma história para o seu filho, a criança entra em fase de letramento, ou seja, convivendo e habituando-se às letras. Livros de colorir com imagens identificadas com o nome também são ótimas dicas para a criança começar a interagir.
Os pais exercem extrema importância no processo de alfabetização dos filhos, desde a escolha da escola pra seus filhos, eles são exemplos a serem seguidos e formadores de caráter e opinião. É preciso incentivar os estudos das crianças. As crianças copiam e reproduzem modelos, é assim que elas acabam aprendendo. O incentivo à leitura e o reforço positivo são extremamente necessários para a criança se desenvolver. As vivências do cotidiano favorecem o aprendizado.
Alguns estudiosos na área da educação escolar afirmam que a participação dos pais no processo de aprendizagem e alfabetização da criança servirá de apoio para o desenvolvimento do caráter e das atitudes quando o seu filho for um adulto.
Incentivo a leituraAjudar os pais a escreverem a lista de compras, por exemplo, interage as crianças nas atividades do lar e a incluem no ambiente familiar. Fazer um jogo da memória ou de caça palavras também são ideias ótimas que proporcionarão momentos prazerosos em família.
No dia 14 de novembro, dia nacional da alfabetização, aproveite para rever os seus conceitos, seja de educador como de pai ou responsável. Quando os pais incentivam a criança a estudar e a valorizar o conhecimento, tudo fica mais fácil e o desenvolvimento integral da criança acontece.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos da Semana Acadêmica