Postagens Recentes

segunda-feira, dezembro 13, 2010


Dia de Santa Luzia e aniversário de Luziânia

0
13 DE DEZEMBRO DIA DE SANTA LUZIA
Santa Luzia
Protetora dos olhos e da visão
Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.
Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres.
O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: "O corpo se contamina se a alma consente". Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.
Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida - ou morte - o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade". 

Oração à Santa Luzia
Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Hino Oficial da Padroeira de Santa Luzia
Ó Virgem Santa Luzia, nossa querida padroeira, lá no céu onde estás és a nossa Medianeira.
A tua vida é para nós modelo
nós queremos seguir o teu exemplo
por tua virtude e grande amor
a Ti nós dedicamos este templo.

Olha pra nós os filhos teus
Ó Virgem Mártir que nos dás a luz
Santa Luzia, Virgem Piedosa
manda-nos sempre as bênçãos de Jesus.

Tua candura puro emblema de fé
Virgem querida dá-nos tua proteção
és nosso guia, nossa vida e esperança
a ti ó Mártir, uma eterna devoção.


Fontes: Santos da Igreja Católica

Também é comemorado o aniversário da cidade de Luziânia - GO, que comemora seus 267 anos.
 
Perto da capital federal e sob as bênçãos de Santa Luzia
Uma história de aventuras, bandeiras, ouro, devoção crenças e talentos. É o que você vai encontrar nestas páginas, quando conhecerá um pouco mais sobre o Município de Luziânia, onde as condições da urbanização e do desenvolvimento, com a transferência da capital federal para Brasília, ainda repercutem na cultura de seu povo e na distribuição de seu território. Trata-se de uma região com um passado rico e com muito para se fazer no presente. Terra de lendárias riquezas produzidas pela extração do ouro, de igrejas e tradições, da arte da tecelagem e de uma marmelada que tem sabor único. Embarque nessa viagem...
As qualidades ambientais, ampliadas pela exuberância da paisagem, do conforto climático e das características históricas de Luziânia, capacitam a região a formar-se em um promissor destino turístico no Brasil. A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo estão implantando um Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Município, iniciado em 1997. Em Luziânia, há atrativos Ecológicos, Rurais, Históricos, Religiosos e muitos eventos. O Município dispõe de cascatas ou cachoeiras em seus principais rios: Corumbá, Vermelho e Descoberto. Podem ser vistos, também, ribeirões como Saia Velha (escravos), Palmital, nascentes, cursos d'água, lagos e lagoas em seu grande território. Luziânia tem cerca de 1.000 (mil) fazendas com características diversificadas, com pesque-pague, clubes campestres, locais para festas e muita hospitalidade de seus moradores urbanos e ruralistas. O Município tem sua origem ligada à descoberta do ouro no rio Vermelho, pelo sertanista Antonio Bueno de Azevedo, que fundou o arraial de Santa Luzia, em 13 de Dezembro de 1 .746, hoje, conhecida como Luziânia. Com o declínio da mineração no final do século XVIII, Santa Luzia atravessa todo o século XIX com seus trabalhadores dedicando-se à agricultura de subsistência e pecuária extensiva. A partir de 1.950, com a construção de Brasília, Luziânia experimenta amplo crescimento populacional, e que permitiu a criação de diversos outros municípios como Santo Antonio do Descoberto, Cidade Ocidental, Valparaiso e Novo Gama. Atualmente, a Administração Municipal busca implantar em Luziânia, políticas que gerem empregos e renda, disciplinem a ocupação urbana; implantem infra-estrutura e equipamentos sociais nos bairros habitados e revertam a degradação ambiental. Suas riquezas e seus bens produzidos já somam mais de O1 (um) bilhão de reais, com índice de crescimento populacional de cerca de 7% a.a.

DISTRITO INDUSTRIAL             
O DIAL - Distrito Agro-industrial de Luziânia está estrategicamente localizado a 56 km de Brasília, dispondo de energia, telecomunicações, transportes coletivos, situado entre as BR - 040/050 e a ferrovia da FCA.  Possui lotes urbanizados e com preços subsidiados para implantação das pequenas e médias indústrias.
CLIMA
O clima da região é do tipo tropical chuvoso com estações bem definidas. A distribuição pluviométrica apresenta índices superiores a 200 mm mensais entre dezembro e janeiro, de 200 a 50 mm entre fevereiro e abril.
Políticas que gerem empregos e renda, disciplinem a ocupação urbana; implantem infra-estrutura e equipamentos sociais nos bairros habitados e revertam a degradação ambiental. Suas riquezas e seus bens produzidos já somam mais de 01 (um) bilhão de reais, com índice de crescimento populacional de cerca de 7% a.a.

HIDROLOGIA
A hidrologia de Luziânia é muito rica, possuindo diversos rios, ribeirões e córregos que fazem parte da bacia do Paraná. 

FAUNA
Luziânia apresenta uma fauna típica da região dos cerrados do Planalto Central Brasileiro, rica e diversificada.
Podem ser observados ao longo das matas e às margens dos rios, animais como a onça-pintada e a suçuarana.
Encontran-se também, alguns grandes mamíferos já ameaçados de extinção como o veado-campeiro, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. A anta, o catitu, a queixada, a capivara e várias espécies de tatu também podem ser verificados. A avifauna é também muito rica, podendo ser observadas espécies como a sariema, a perdiz, a codorna, o tucano, os papagaios, os unibus e a ema.
Muitas espécies de peixes como traíras, piaus, bagres, lambaris, ocorrem na região.

Atrações Turísticas

NATURAIS
· Cascata da Colônia (Fazenda Corumbá)
· Cachoeira das Três Vendas (GO-010)
· Morro Canastra e Canastrinha (GO-O 10)
· Ribeirão Santa Maria
· Vale das Andorinhas (Fazenda Cedro)
· Estreito de Corumbá (GO-O 10)
· Rego das Cabaças ou Porta do Céu

RURAIS
· Fazenda Catalão ou Corumbá
· Pesque-Pague Pescar (estrada do Parque Agropecuário)
· Pesque-Pague Paraíso (GO-O 10)
· Pesque-Pague Zé Maria (GO-O~O)
· Piscicultura Paiva (GO-040)
· Sede Campestre do Clube Recreativo (acesso Fazenda Taipas)
· Parque Temático Acqua Play (BR-040)
· Pousada Belvedere (BR-040)
· Cachoeira das Três Vendas (GO-O ~O)
· Fazenda JK (estrada do Parque Agropecuário)
· Hotel Fazenda do Riacho (BR-040)

HISTÓRICAS E CULTURAIS
· Casa da Cultura Rui Cameiro (Rua do Rosário)
· Academia de Letras e Artes do Planalto
· Trilha do canal da Saia Velha
· Igreja da Matriz (Altares dos séculos XVIeXVII)
· Igreja do Rosário (século XVIII)
· Centro Histórico (Ruas do Rosário e São Benedito)
· Artesanato (Cerâmica Santa Luzia, Ateliê de pinturas)
· Oficina de Chico do Violino
· Escola de Música
· Galeria de Artes
· Sonata Luziânia
· Centro de Tradições Gaúchas (Tropeiros do Cerrados)
· Casa do Artesão
· Teatro Municipal

RELIGIOSAS
· Festa do Divino Espírito Santo
· Cavalhadas de Luziânia
· Festa de São Benedito
· Festa de Nossa Senhora do Rosário

Principais Eventos
· Festa do Doce do Marmelo
· Exposição Agropecuária
· Festa Junina
· Festa do Divino
· Festa do Peão de Boiadeiro
· Festas e Eventos "Country'

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos da Semana Acadêmica