Postagens Recentes

sexta-feira, dezembro 10, 2010


Dia Internacional do Palhaço

0




Mas, quem é mesmo O Palhaço?

O Palhaço é um personagem representado por um ator, com nível elevado de inteligência e capacidade de observação aguçada, comediante que se veste de maneira ridícula, faz graças e ironias com caretas, mímicas e trejeitos, sempre com a intenção de divertir o público.
Com a sublime missão de fazer as pessoas rirem muito, para viver melhor, o cargo de Palhaço, nos circos, o seu local habitual, é sempre uma grande honra e responsabilidade dada aos artistas mais habilidosos e experientes… Trapezistas, malabaristas, músicos, bailarinos, poetas, mímicos, acrobatas, domadores, piadistas, cantores…
Hoje encontramos os palhaços em muitos lugares além dos circos, com essa mesma missão… Nos hospitais, nas ruas, nos palcos, nos teatros, nos rodeios, na televisão, nos hospitais, no cinema, nas festas…
Com a sua extrema sensibilidade, o Palhaço consegue até emocionar o público porque ele representa a essência da alma humana, a criança inocente que expressa tudo o que sente e nem imagina como o mundo deveria ser.


Palhaço Carequinha

Alguns palhaços podem ser identificados, mas freqüentemente todos aparecem pesadamente maquiados e fantasiados… Sapatos grandes, roupas largas com cores e estampas chamativas, berrantes, brilhantes e cheias de remendos, chapéus alegóricos, perucas ou penteados exagerados, um falso nariz vermelho, geralmente redondo… Fazem várias palhaçadas características e comuns a todos os palhaços do mundo… Cambalhotas. Uma flor que joga água pelo meio. Vários palhaços saindo de um carro pequeno. Golpear outros palhaços com um frango de borracha ou com bexigas. Dar tapas na cara do outro palhaço. Jogar água no público. Jogar uma torta na cara do outro palhaço. Brincar com as crianças do público… De roda, de jogos, de associações de palavras, de teatrinho, de mímicas, de manipulação de bonecos, marionetes, fantoches…
“O nariz do palhaço representa os olhos e os olhos representam o estado da alma”.
Veja só um pouquinho da história do Palhaço…


Palhaço Arrelia


O Palhaço é conhecido há aproximadamente 4.000 anos, mas, sempre e em todas as épocas e lugares, pessoas sensíveis e muito inteligentes dedicaram-se à extraordinária arte de provocar o riso.
Na China antiga, os imperadores chineses mantinham o Palhaço com a importante função de enquanto faziam palhaçadas, observassem atentamente, para que pudessem estar certos das suas decisões. Por mais de 1000 anos em várias partes do Oriente os palhaços, eram conhecidos como “homens frívolos”, com máscaras horrendas de bochechas e sobrancelhas enormes e um grande turbante que apareciam nos teatros e em representações religiosas atuando como assistentes de príncipes e princesas. Os melhores e mais populares palhaços orientais sempre representavam dois irmãos, um bem comportado, preocupado e triste, e o outro alegre e estabanado que tudo o que fazia não dava certo.


Palhaço Bozo

Na Grécia antiga, há 2.000 anos, os palhaços faziam parte das comédias teatrais ridicularizando as façanhas dos heróis, logo em seguida das peças trágicas.
Na Roma antiga existiam vários palhaços… O “Cicirro” com máscara de cabeça de galo que cacarejava movendo os braços como azas. O “Estúpido” com gorro poteagudo e roupa de retalhos que apanhava dos outros atores que se fazendo enojados provocavam risos no público.
Na Idade Média já com os teatros fechados, as palhaçadas eram mais importantes do que a própria peça teatral. Os palhaços eram os personagens principais atuando em comédias religiosas representando o diabo, os vícios, a estupidez… O mal. Alguns palhaços, logo no inicio do espetáculo, levavam um bota amarrada num barbante, com a qual batiam nos espectadores, ou uma vassoura para varre-los, abrindo caminho para a entrada dos atores mímicos.
Palhaço Picolino

Nessa época surgiu também o ”Bobo da Corte”, Palhaço representado, na sua maioria, por atores com alto nível de inteligência, que com suas observações agudas, além de alegrar as pessoas, serviam como “alegres conselheiros” dos soberanos.
No século XVI inicia-se a “Comédia de Arte” nos teatros da Itália e logo se expande por toda a Europa, quando surgem os palhaços marcantes, conhecidos até hoje… O “Arlequim” com sua roupa de retalhos, o “Pantaleão” de vermelho, o “Briguela” de branco e verde, o “Polichinelo” de branco e gorro poteagudo, o “Doutor” de roupa preta, o “Capitão” com roupa militar, o “Mister Punch” inglês, e o “Pierrot” francês.
A “Pantomima Cômica”, pequena peça teatral apresentada pelos palhaços, como assistimos até hoje dentro do espetáculo circense, surgiu somente a partir da segunda metade do século XIX.

E o Circo?
O Circo é um local que tem a característica de um anfiteatro grande, geralmente da forma circular, onde os povos antigos se reuniam para assistir os jogos públicos.
O sargento Phillip Astley a partir de 1766 foi quem iniciou, nos circos, as exibições eqüestres mescladas com a atuação de vários tipos de palhaços que se apresentavam a cavalo, ou não, divertindo o público no início e nos intervalos das exibições. Daí foram surgindo os circos modernos como conhecemos hoje, desmontáveis, cobertos, cercados de lona, onde os artistas itinerantes apresentam, além da arte da equitação, suas palhaçadas, acrobacias, malabarismos, equilibrismos…
Há milênios se sabe que “Rir é o melhor remédio” já confirmado hoje até pela medicina mais avançada.


Um dos Circos mais famosos mundialmente é o "Cirque du Soleil" 

Clique aqui






E por falar em palhaço...


Não poderia esquecer de mencionar que os brasileiros vão ter mais um palhaço em Brasília. Os eleitores falaram e no Estado de São Paulo elegeram como deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca que foi eleito com mais de 1 milhão de votos..... Não sei se essa história nos fará rir ou chorar, mas afinal devemos parabenizá-los pelo seu dia!
                                                    

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos da Semana Acadêmica